Tudo ia bem numa repartição pública do Ministério da Copa. A situação começa a mudar quando, numa dança de cadeiras ministerial por suspeita de corrupção em licitações, o chefe do setor acaba recebendo a visita do Tribunal de Auditoria para averiguar a licitude do trabalho desenvolvido por esses ‘funcionários públicos’.
#ImaginaNaCopa é a segunda peça da companhia de comedia EmQuadrados e surgiu da observação das polêmicas sobre gastos excessivos - e por vezes duvidosos - na organização de grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. E, em se tratando de funcionalismo público, da má utilização dos recursos disponíveis, tanto pessoal quanto material.
Os personagens são típicos e podem ser encontrados em qualquer esquina de Brasília, se você conseguir encontrar uma esquina por aí. O Ferreira, chefe do setor, é um homem que, mesmo não sendo um funcionário público, por meio de indicações, pilantragens e desvios acabou conseguindo seu lugar ao sol e hoje vive para fraudar licitações tirando o dinheiro de seus fins e enviando para o próprio bolso.
No bando do Ferreira está Mirella, uma secretária ‘gostosona’ que mora na periferia de Brasília e vive na internet. Seu grande sonho é encontrar um homem rico e fazer inveja nas colegas que encontra todo fim de semana nas baladas de sertanejo universitário da capital. Já o estagiário Rodolfo é o grande responsável por manter o local com alguma decência, mesmo estando há oito anos ali e sempre sendo coagido pelos interesses do Ferreira para nunca se formar.
No contraponto da corrupção, estão os personagens Hagamenon, auditor do Tribunal e o verdadeiramente funcionário público recém empossado Alexandy. O baiano Alexandy vem para o DF por achar que a cidade é a terra do funcionalismo público e, cheio de gás, se surpreende pela rotina enfadonha de uma repartição pública. Já Hagamenon chega convicto em desmontar a quadrilha que frauda licitações, certo de que isso lhe valerá uma promoção, no entanto seus desejos falam mais alto e ele acaba sendo corrompido pela própria libido quando cai em uma armadilha do Ferreira.
Histórico
O grupo de comédia foi criado em 2010 por atores formados pela Companhia da Ilusão e já tem no currículo um texto de autoria dos integrantes encenado na Capital. Ao contrário da maioria dos grupos de comedia que trabalham com esquetes, o EmQuadrados leva ao palco uma história única e linear contendo todos os elementos de grandes peças com início, meio e fim.
De acordo com o integrante do grupo, Tiago Aquino, eles buscam o caminho contrário da maioria. “O grupo se inspira no inverso do que atualmente é produzido pelas principais trupes de comédia na capital: esquetes”, explica Tiago.
O EmQuadrados possui hoje em seu elenco os atores Tiago Aquino, Léo Gomes, Dan Oliveira e Renan Dantas. Para a peça #ImaginaNaCopa foram convidados Sidney Rocha e Bárbara Gontijo.
FICHA TÉCNICA
Texto: EmQuadrados
Direção: Léo Gomes e Tiago Aquino
Elenco: Tiago Aquino, Léo Gomes, Dan Oliveira, Bárbara Gontijo e Sidney Rocha
SERVIÇO:
#ImaginaNaCopa
Dias 20, 21, 27 e 28 de outubro,
03, 04, 17 e 18 de novembro
Sábados e domingos às 20h
Local: Teatro do Centro de Ensino Candanguinho (Cecan), SHC/SW EQSW 303/304 Nº 1
Censura: 14 anos
Informações: 8134-8813 / 8192-9895/ 8459-7867
www.emquadrados.com